Como parar de perder dinheiro automatizando serviços financeiros?

Como parar de perder dinheiro automatizando serviços financeiros?

Fonte: Portal Administradores


Automatizar processos já é um passo considerado essencial para a escalada de uma empresa. É possível, por exemplo, conseguir um aumento significativo da produtividade, diminuir custos e melhorar a lucratividade, além de alcançar uma redução do tempo de execução das atividades do dia a dia de forma expressiva.

Segundo um levantamento realizado pela Iteris Consultoria & Software, especialista no desenvolvimento de sistemas, automação de processos (BPM/BPA), BI, soluções para intranet e internet, entre as empresas pesquisadas, 87% dos gestores e colaboradores acreditam fortemente que essa prática pode produzir ganhos de produtividade e os funcionários teriam mais tempo para focar em atividades de maior valor agregado ao negócio.

Dentro desse universo, há a possibilidade de conseguir grandes benefícios também para os serviços financeiros. Esse departamento, que é considerado o coração da empresa, tem um desempenho vital para o negócio e depender apenas de tarefas manuais o expõe a erros que aumentam custos e limitam a produtividade e o faturamento.

O processo de automação financeira pode oferecer mais segurança, além de ganhar qualidade e rapidez. E-mails transacionais, por exemplo, podem ser automatizados e entregues de forma extremamente eficiente. Não faz sentido algum ocupar o tempo de sua equipe com questões simples como essa.

Além disso, o acesso a dados considerados importantes passa a se tornar simplificado, sem que seja preciso ficar solicitando às outras áreas as informações necessárias.

Outra vantagem é a otimização do tempo e dinheiro, com menos erros em transições, cálculos e digitações, contribuindo para uma maior agilidade nos processos e mais transparência e velocidade na troca de informações com clientes.

Hoje, o mercado já possui empresas especializadas em soluções e tecnologias para a gestão e acompanhamento financeiro.

A tecnologia vem avançando de forma positiva proporcionando expertise para solucionar grandes problemas por meio de uma inteligência financeira robusta e com informações que podem ser integradas via API aos mais diversos sistemas, possibilitando que as empresas possam observar métricas de crescimento do negócio, como índices de retenção, cancelamento (churn), movimento da receita recorrente (MRR), tempo médio de vida do cliente (LTV) e outras vinte métricas específicas para serviços de assinatura e mensalidades.

A recuperação de clientes com pagamentos com descontos, por exemplo, é algo fundamental. Mas só pode ser feita com inteligência, se seu negócio conseguir identificar realmente quem está saindo, quem são os clientes com esse perfil.

Para as empresas é uma forma segura de inovar na área financeira, agregando muitos pontos positivos que no final do dia trarão uma simplificação de processos financeiros que até então são considerados burocráticos e exaustivos, melhorando em até 30% a performance. Mais um exemplo aqui: em vez de ficar consultando a toda hora as vendas realizadas e confirmadas, receba notificações de pagamento de forma automática e instantânea.

Destaco, por fim, que o mercado não precisa apenas de uma forma inteligente de cobrança (sim, o fluxo de cobrança é muito importante e precisa de atenção, porém não é tudo!), mas de maior previsibilidade para pagamentos recorrentes e business intelligence para o negócio.