Catálogo de Cursos

Catálogo de Cursos

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Sumário

Cursos de Desenvolvimento Gerencial

São cursos voltados para o aprimoramento da gestão de organizações, oferecendo metodologias e melhores práticas para o planejamento e gestão das organizações.

(intra)Empreendedorismo,
Inovação E Métricas

Destaca e direciona as melhores práticas para o desenvolvimento de competências de empreendedorismo individual e corporativo, conhecendo suas características de atuação. Expõe o processo de construção de perfis para empreender e a importância do planejamento para o desenvolvimento do negócio, próprio ou da organização em que atua. Isto permite identificar oportunidades de melhoria e intensificar habilidades empreendedoras a fim de se consolidar um ambiente com foco no empreendedorismo pragmático. Objetiva a construção de visões e planos de ações empreendedoras práticas, no ambiente organizacional e em suas rotinas pessoais.

Ferramentas Básicas de Gestão da Qualidade

Visa a apresentação e explicação de várias técnicas empregadas e aplicáveis ao planejamento de produtos, serviços e processos, controle, prevenção de falhas, análise de problemas, verificação e medição das características da qualidade.

Gestão da Estratégia Corporativa

Apresenta e detalha os princípios básicos que direcionam o pensamento estratégico das organizações; orienta a identificação de elementos relevantes para a construção de estratégias eficazes; expõe o adequado ordenamento de procedimentos que possibilitam a construção de estratégias consistentes. Desta forma, se apresenta metodologias para se testar a condução de estratégias, a fim de verificar sua efetividade frente aos objetivos originalmente propostos.

Gestão de Compras

Orienta a criação de uma visão crítica dos conceitos básicos de uma boa gestão de compras, atrelada à estratégia da organização. Explica práticas que permitem identificar oportunidades de alavancar resultados a partir da boa gestão de aquisições e manutenção de estoques. Orienta a construção de um diálogo estruturado que apresenta modelos adotados na Gestão de Compras à administração geral da organização.

Gestão de Contratos

A manutenção do foco das organizações no “core business” é fundamental para que se mantenham níveis satisfatórios de competitividade. E o estabelecimento de parcerias comerciais é uma estratégia fundamental neste quadro. O curso visa subsidiar os participantes com noções sobre a administração de serviços terceirizados e programas de fornecimento, o que inclui: uma breve descrição do processo, a definição de parâmetros para acompanhamento do nível de serviço e a apresentação das melhores práticas de gestão de terceiros.

Gestão de Crises

Capacita o participante a elaborar planos e estratégias para o gerenciamento de crises visando manter a operação da organização, mesmo perante um cenário adverso. Orienta a elaboração do mapeamento de riscos de negócio em processos organizacionais através de metodologias eficazes de análise.

Gestão Estratégica por Processos

Constrói e explica a visão geral sobre as organizações e suas redes de geração de valor através das boas práticas de gestão por processos, como forma natural de melhoria contínua do desempenho das organizações. Orienta a identificação e neutralização de resistências às mudanças dentro das organizações, o que permite a compatibilização dos interesses dos diferentes stakeholders.

Indicadores de Desempenho E Gestão por Resultados

Orienta a construção de uma visão abrangente e consistente sobre sistemas dinâmicos de gestão por resultados com base na construção e no monitoramento de indicadores de desempenho. Permite que se caracterize escolha entre os diferentes tipos de indicadores de desempenho institucional baseados no modelo Balanced Scorecard.

Liderança Eficaz

Visa dar compreensão sobre  o processo de liderança transformacional no contexto atual de trabalho; permitir a identificação das influências do desempenho do líder transformacional no comportamento dos liderados; dar compreensão sobre o desempenho da liderança transformacional como exercício de cidadania organizacional – compromisso frente ao trabalho, às pessoas e à organização; e proporcionar a valorização do desempenho da liderança transformacional como instrumental constante de aprendizagem, analisando os limites da relação entre líder e liderados.

Planejamento do Desenvolvimento Organizacional Orientado À Competências

Capacita gestores dos diferentes níveis da organização (estratégico, tático e operacional) para o acesso a ferramentas de diagnóstico, desenvolvimento e monitoramento de competências com foco na geração de resultados. Orienta a construção do mapa de competências organizacionais existentes e necessárias para condução do planejamento estratégico previamente definido.

Rotinas E Procedimentos Administrativos

Tem como objetivo fazer conhecer e saber aplicar os principais conceitos específicos e técnicas gerais de administração inseridos numa abordagem sistêmica de acompanhamento e controle das organizações. Tem o objetivo de formar administradores, gestores de área, encarregados operacionais e empreendedores capazes de terem iniciativas modernas e inovadoras que levem à resolução de problemas organizacionais e à tomada de decisões em ambientes de alta competitividade e com forte necessidade de renovação.

Cursos Instrumentais

São cursos voltados para a capacitação imediata no uso de técnicas e ferramentas que auxiliam os profissionais a desenvolver suas atividades com maior assertividade e desempenho.

Análise de Problemas E Tomada de Decisão

Proporciona aos participantes elementos para uma abordagem sistemática diante das situações problema e da necessidade de tomada de decisões eficaz. Desta forma, capacita para o uso de ferramentas de solução de problemas e tomada de decisões estratégicas de forma geral.

Boas Práticas Na Condução de Reuniões

Desenvolve habilidades e técnicas para a condução de reuniões eficazes, desde a preparação da pauta e convocação dos participantes, até às estratégias de acompanhamento das decisões tomadas.

Empreendedorismo Na Prática

Visa o desenvolvimento de competências de empreendedorismo corporativo, promovendo o conhecendo suas características de atuação, identificando perfis para empreender e a importância da ação empreendedora dentro das organizações. Também permite a identificação de oportunidades de melhoria e a intensificação habilidades empreendedoras nos participantes, a fim de consolidarem um ambiente de melhoria contínua.

Excel Aplicado À Gestão

Proporciona a capacitação dos participantes para o uso dos recursos do MS Excel em diferentes situações ligadas a problemas práticos de cálculo, avaliação estatística e apresentação sumarizada de dados numéricos. O conteúdo pode ser aplicado em diferentes níveis de profundidade, conforme as necessidades do contratante.

Finanças para Não Financeiros

Finanças é uma área sensível em todas as organizações, independentemente de seu porte. E o profissional de qualquer área deve dominar os conceitos básicos relativos à gestão financeira empresarial; integrar estes conceitos ao cotidiano das organizações; e entender os impactos das atividades gerais da organização sobre os resultados estratégicos. O curso capacita seus participantes para atuarem de forma alinhada com as necessidades de geração de resultados financeiros sustentáveis para as organizações.

Formação de Consultores de Organização

O preparo do profissional para atuar como consultor empresarial é fundamental e implica na forte atenção dispensada a cuidados básicos. Assim sendo, ´profissional desta área deve adotar práticas de autogestão e técnicas de liderança, gestão de projetos, planejamento, controle e de relacionamento com clientes, para realizar consultoria de forma eficaz. O curso capacita os participantes neste sentido.

Formação de Consultores Internos

Destaca e direciona as melhores práticas para o desenvolvimento de competências profissionais para os consultores internos. Apresenta e explica a aplicação das principais ferramentas de diagnóstico, análise e seleção de indicadores no processo de consultoria interna, em conformidade com os padrões de desempenho aceitos dentro da atividade de Consultoria e Controle Interno. Gestão de Pequenos Negócios

Gestão de Pequenos Negócios

O curso fornece orientação prática aos empreendedores quanto às melhores práticas de acompanhamento de pequenos negócios, incluindo processos de orçamentação, formação de preços, análise de investimentos e controles operacionais em geral.

Gestão de Projetos

Fornece orientação quanto à visão de um projeto dentro da estrutura conceitual das Áreas de Conhecimento do PMBOK. Também orienta quanto a gestão ágil de projetos e sua diferença em relação à visão dita tradicional. Permite que se identifique e saiba controlar os fatores críticos para o bom desempenho de projetos. Promove a revisão / aprimoramento da aplicação de conceitos fundamentais para o gerenciamento de projetos. Apresenta ferramentas simples e práticas de gestão de projetos e potencializa o trabalho de equipes multidisciplinares.

Gestão E Otimização do Tempo

Apresenta as melhores formas de aproveitamento do tempo com: estabelecimento de prioridades, controle de estresse e dos “ralos” de tempo. Orienta a formulação de uma matriz de urgência versus importância de fácil aplicação nas atividades profissionais em geral.

Imagem Pessoal e Profissional

Capacitar os profissionais na construção e reavaliação do seu marketing pessoal e profissional no contexto organizacional, seus objetivos, características e propósitos diante das carências do mercado.

Mapas Mentais Na Análise de Problemas E Tomada de Decisão

Proporciona o entendimento e capacita o participante a fazer uso eficaz de mapas mentais em diferentes situações de análise de problemas e tomada de decisão.

Marketing Pessoal

Promove a autoestima através do desenvolvimento do reconhecimento das competências pessoais. Permite o desenvolvimento sobre a consciência do processo de autolimitação através de hábitos e crenças projetadas de fora para dentro. Ajuda no entendimento do processo de criação, transmissão e sustentação de uma imagem pessoal positiva e adequada às suas expectativas de sucesso. Identifica e explora as alternativas de construção da própria imagem.

Metodologias Ativas de Ensino E Aprendizagem

Visa sensibilizar e apresentar aos participantes os conceitos básicos das Metodologias Ativas de Ensino E Aprendizagem – MAEA, além de capacitar os participantes no uso de práticas mais assertivas e eficazes no processo de ensino-aprendizagem.

Métodos Estatísticos Aplicados À Gestão

Capacita para o uso de análises estatísticas como instrumentos de apoio à tomada de decisão e validação dos resultados obtidos com o encaminhamento de ações de mudança em ambientes controlados. Permite a construção de procedimentos básicos de captação de dados de forma eficaz, orientando na prevenção de vícios que possam distorcer a representação dos fenômenos estudados.

MS Project Básico

Visa fornecer ao participante as condições necessárias e suficientes para gerenciar um projeto, usando a ferramenta MS Project, construindo a estrutura analítica pertinente, acompanhando e controlando prazos, orçamentos e requisitos gerais, de forma a atender às exigências inerentes aos condicionantes do próprio projeto.

Negociação Eficaz

Visa sensibilizar o participante em relação a processos de negociação, não apenas na área comercial, mas presentes no cotidiano de todas as pessoas; permitir a identificação e compreensão de seu estilo de negociação, bem como, o perfil de outros negociadores; dar entendimento sobre os fatores chaves em uma negociação; dar conhecimento sobre os principais desafios de uma negociação, e como lidar com cada um deles; e aprender a lidar com concessões e objeções de maneira adequada, fortalecendo o vínculo com o negociante e desenvolvendo uma relação de confiança com o negociante.Open Project Instrumental

Open Project Instrumental

Visa fornecer ao participante as condições necessárias e suficientes para gerenciar um projeto, usando a ferramenta Open Project, construindo a estrutura analítica pertinente, acompanhando e controlando prazos e orçamentos, de forma a atender às exigências inerentes aos condicionantes do próprio projeto.

Planejamento Estratégico Pessoal

Visa proporcionar e agregar conhecimento aos participantes sobre o diferencial entre planejamento e reação a mudanças, tanto na vida pessoal, quanto profissional; e desenvolver uma visão crítica em relação aos seus objetivos e a forma de alcançá-los, com menos esforço e mais assertividade.

Produção de Relatórios Técnicos E Acadêmicos

Capacita para a produção de textos técnicos com metodologia adequada, seguindo as principais recomendações da ABNT e utilizando eficazmente os recursos nativos de editores de texto (MS Word): referências cruzadas, geração de índices automáticos, gerenciamento de referências bibliográfica etc.

Técnicas E Ferramental para Diagnóstico Organizacional

Desenvolve competências técnicas para uma rápida avaliação de ambientes organizacionais e oportunidades de intervenção. Desta maneira, permite que se obtenha mais naturalmente melhorias de desempenho e qualidade na produção de resultados.

Técnicas para Apresentação de Alto Impacto

Capacita os participantes a estruturarem uma boa apresentação oral de projetos, estratégias organizacionais e características pessoais. Desta forma, apresenta os cuidados fundamentais a serem aplicados na construção de mensagens de sentido claro e ressalta os passos de planejamento de uma boa exposição de ideias.

Cursos Aplicados À Gestão Pública

São cursos voltados para o aprimoramento da Gestão Pública a partir da aplicação de melhores práticas na condução de ações eficazes de monitoramento e controle de práticas gerenciais e de Governança Pública.

Agenda 21 – Construção E Implementação

Orienta os participantes sobre a implantação de um processo público e participativo para o planejamento e a implementação das políticas e ações para o desenvolvimento sustentável, dentro do modelo do Programa Agenda 21.

Contabilidade, Orçamentação E Finanças Públicas – Módulo I – Básico

Apresenta as noções básicas de Contabilidade, bem como a prática contábil; e a melhor forma de implementação da classificação de receitas, despesas, tributação e balanços e sistemas de gestão orientados por resultados orçamentários.

Contabilidade, Orçamentação E Finanças Públicas – Módulo II – Avançado

Ajuda na condução da área contábil de organizações públicas, iniciando pelo estudo das receitas públicas, de forma a explorar as diversas formas de financiamento do gasto público. Prossegue, analisando o conteúdo das peças que compõem o Sistema Orçamentário Brasileiro: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA, bem como a legislação e os instrumentos de acompanhamento da execução orçamentária e financeira. A Lei de Responsabilidade Fiscal é o tema seguinte, que inclui a análise de seus dispositivos. E por fim, análise das contas fiscais estaduais e municipais, destacando os elementos necessários à construção de uma metodologia de análise retrospectiva e prospectiva de situação fiscal de estados e municípios, examinando os Demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal, usualmente disponibilizados pelos Estados e Municípios.

Gestão da Governança Pública

Propicia a implementação e boa condução a governança na esfera pública frente à crise dos anos 1980, que resultou no estabelecimento dos princípios básicos que norteiam as boas práticas de governança nas organizações públicas (IFAC, 2001): transparência, integridade e prestação de contas. O estudo nº 13- Boa governança no setor público -, da International Federation of Accountants – IFAC, publicado em 2001. Na mesma disposição, o Australian National Audit Office – ANAO publicou, em 2003, o Guia de melhores práticas para a governança no setor público, em que ratifica os princípios preconizados pela IFAC e acrescenta outros três: liderança, compromisso e integração.

Gestão da Qualidade no Atendimento Ao Contribuinte

Propicia a construção de uma eficaz valorização e profissionalização do servidor público, garantindo as novas competências e habilidades decorrentes do processo de melhoria da qualidade do atendimento, ampliar os conhecimentos referentes à administração dos serviços de atendimento, identificar ações de atendimento a serem implementadas no cotidiano do trabalho, dar maior consciência sobre a postura profissional, tendo em vista uma atuação voltada para o cidadão.

Gestão de Parcerias E Convênios Públicos

O Direito Administrativo e a maior colaboração estatal no exercício de funções públicas. Administração Pública e a tomada de decisão e conformação do modo de exercício das competências administrativas. Paulatinamente, o Direito reflete esta marcante tendência por meio da edição de leis que modelam as parcerias envolvendo o Poder Público, bem como do aperfeiçoamento de instrumentos operacionais de consagração destas parcerias, notadamente a figura do contrato administrativo. O panorama das parcerias firmadas pelo Poder Público em sentido amplo, de modo a abarcar tanto os particulares quanto outros órgãos ou entes públicos. Mediante o manejo de instrumentos contratuais, evidenciando na prática, as mais significativas dinâmicas de parcerias estatais e capacidade de análise crítica da teoria do Direito Administrativo a partir do estudo de casos concretos.

Gestão E Controle de Editais E Licitações

Entender o processo licitatório de forma clara e objetiva de acordo com a Lei 8.666/93 e suas atualizações, demonstrando transparência na administração, através do acompanhamento dos prazos para tramitação do processo bem como documentação dos participantes na licitação, sendo capaz de acompanhar as diversas modalidades previstas na lei, inclusive pregão e registro de preços. Controla o processo licitatório, o vencimento de registro cadastral de fornecedor, os contratos e as aquisições de bens e serviços. Registra os processos licitatórios identificando número do processo, objeto, requisições de compra que visa a atender, o tipo de licitação e datas do processo.

Gestão E Controle do ICMS

Entender a estrutura organizacional do Ministério da Fazenda e o Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz e os convênios interestaduais com efeito de concessão ou revogação de incentivos e benefícios fiscais do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS.

Gestão E Controle do ISS de Qualquer Natureza

Compreender o artigo 156, que regulamenta o ISS ou ISSQN, imposto municipal, tendo como fato gerador a prestação habitual e remunerada. Sua percepção quanto ao processo de fiscalização, verificando as dificuldades quanto à interpretação e aplicação da legislação tributária.

Gestão por Objetivos no Serviço Público

Apresentar os conceitos e a melhor forma de implementação de sistemas de gestão orientados por resultados. Conhecer mecanismos de monitoramento da incerteza e complexidade em estruturas públicas. Conhecer as práticas voltadas par a gestão da qualidade total e os fundamentos do mapeamento e da modelagem de processos.

Prática de Tributos Públicos

Entender o Código Tributário Nacional que define tributo, o CTN (Código Tributário Nacional), na sua função de lei complementar da Constituição Federal, tem como conteúdo as regras jurídicas sobre tributos e sobre conflitos de competência entre as entidades estatais, bem como sobre limites constitucionais do poder tributário. E os diversos tributos a áreas de atuação de cada uma.

Práticas de Gestão de Obras Públicas

Contribui para a melhor compreensão da gestão de obras públicas e da forma como se orienta seu sucesso. Se aplica não somente a engenheiros e arquitetos, mas também a todos aqueles que estão de alguma forma envolvidos na gestão de contratos de obras públicas. Permitir o conhecimento de algumas ferramentas e metodologias para se evitar o sobre preço e o superfaturamento de obras; detalhar as determinações do TCU no que tange à gestão e fiscalização de obras.