Gestão baseada em evidências

Blog

Gestão baseada em evidências

Por Osmar Pastore A gestão baseada em evidências é um termo que tem chamado a atenção dos principais tomadores de decisão de empresas de todos os portes. Isto acontece porque não se pode tomar decisão sobre qualquer situação que envolva negócios ou a continuidade operacional de instituições sem um forte embasamento. Este amparo requer a
Detalhes

6 dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Fonte: Administradores Reuniões são necessárias no dia a dia de qualquer empresa ou organização. Ainda na hora da tomada de decisões, elas são a melhor opção para que chefes e subordinados possam coordenar as ações e chegar a conclusões práticas que garantam os resultados esperados. Mas, com o decorrer do tempo, as reuniões podem se
Detalhes

10 ferramentas para fazer uma consultoria empresarial completa

Fonte: Luz A consultoria empresarial surgiu como uma forma de pessoas que já passaram por determinada experiência aconselharem gestores ou empresários que estavam enfrentando esses mesmos problemas, dificuldades ou momento similar. Apesar de existirem diveras abordagens, acredito que existam 5 passos essenciais para uma consultoria empresarial completa: Passo 1 – Entendimento do Negócio Passo 2 – Escolha
Detalhes

O que é rebranding e quando fazer?

Fonte: Agência Chocolate Rebranding não se trata apenas de atualizar um logo ou mudar as cores de uma empresa. É uma transformação mais ampla e profunda, que inclui uma identidade visual completa, com criação de novas estratégias de marketing, revisão do público-alvo e posicionamento no mercado. Esse trabalho estratégico tem o objetivo de fortalecer a
Detalhes

A importância de criar uma proposta de valor e se diferenciar dos concorrentes

Fonte: Clint Alguma vez você já se perguntou o que faz da sua empresa melhor que as outras existentes no mercado? Se sim, é provável que já tenha em mente a base da proposta de valor do seu negócio. O que é ótimo, pois irá facilitar o processo de estruturação da mesma. Se a resposta for não,
Detalhes

Como Desenvolver uma Matriz ou Análise SWOT (FOFA)

Fonte: Luz Imagine que um pequeno empresário resolveu expandir sua empresa através da revenda de um produto importado. Poucos meses depois, o câmbio não estava mais favorável. O que era um caminho para crescer, passou a ser luta pela sobrevivência. Não necessariamente você se viu neste exemplo, mas há de concordar comigo que, no universo
Detalhes

O que é gestão do conhecimento nas empresas? Definição, vantagens e ferramentas

Fonte: Setting Você sabe o que é gestão do conhecimento nas empresas? O conhecimento é uma ferramenta valiosíssima para empresas e se divide em dois tipos: O tácito; O explícito. O primeiro se refere ao conhecimento pessoal, relacionado à experiência de cada indivíduo. De caráter mais subjetivo, o conhecimento tácito está ligado a aspectos intangíveis,
Detalhes

Nove dicas para você negociar melhor com seus fornecedores

Fonte: Administradores Negociações entre fornecedores e revendedores devem ser bem construídas e estruturadas para o sucesso de um negócio, especialmente no mercado com margens tão apertadas, como o de distribuição de TI. Esse é um fator de grande importância para a prosperidade dos estabelecimentos, pois o caminho de aquisição de mercadorias, preços competitivos, prazos de
Detalhes

Como aumentar a produtividade da empresa? Confira 7 dicas que funcionam!

Fonte: Setting A produtividade pode ser definida como a relação entre quantidade produzida, recursos utilizados para produzir e qualidade do produto. Aumentar a produtividade da empresa é um meta constante dos empreendedores de sucesso. A busca incessante por maneiras de tornar o negócio mais produtivo exerce impacto direto nos resultados da organização. Ou seja: uma empresa
Detalhes

Guia do posicionamento de mercado para franquias

Fonte: Casa do Construtor 1. Introdução Como você deseja que a sua empresa seja lembrada? Quais são os atributos que você deseja que estejam ligados a ela? Quando precisa resolver um problema, o consumidor pensa no seu estabelecimento em primeiro ou em décimo lugar? Qual é a imagem que aparece na mente do cliente quando
Detalhes